O Pastor Australiano é o melhor amigo do seu dono. Super leal e amável. Mas não espere que um australiano passe o dia todo no sofá com você. Ele vai estar sempre ao seu lado, mas não necessariamente vai passar horas no sofá, quietinho Os Pastores Australianos precisam de estar ocupados, ou ele provavelmente vai encontrar uma maneira de se divertir por conta própria, e isso pode acabar saindo caro para você.
O Pastor Australiano geralmente gosta de estar ocupado e geralmente quer participar de tudo que você faz.
Eles geralmente são dedicados a seus tutores.
O Pastor Australiano é um cão que tende a amar sua família. E muito! Espere que ele esteja o mais próximo possível de você – você pode encontrá-lo sentado em seu pé, encostado em sua perna ou tentando se enrolar em seu colo. Ele gosta de ficar grudadinho, mas sempre inquieto, especialmente se não fizer muito calor no ambiente.
Eles geralmente são superinteligentes.
Considerada uma das raças de cães mais inteligentes, o Pastor Australiano costuma responder bem ao treinamento e é capaz de aprender truques, comandos e brincadeiras. Mas você também precisará prestar atenção nele, a menos que queira ser enganado. Mantenha-o ocupado dando-lhe tarefas para fazer, como trazer o jornal. Um exemplo bom disso é que o Pastor Australiano por vezes prefere comer brincando de encontrar os grãos de ração ou cookies, do que comer no seu pote. Assim ele extravasa as suas necessidades mentais que também precisam ser exercitadas com frequência para que se sinta saciado. Eles amam desafios.
Quase sempre são muito energéticos.
A maioria dos australianos precisa de um estilo de vida ativo para ser feliz. Mantenha-o ocupado com esportes caninos como agilidade, flyball, jogos de disco voador, testes de pastoreio, obediência e rastreamento. Ou leve-o para caminhadas diárias, corridas ou caminhadas, desde que seu veterinário dê o OK para o regime de exercícios, e sempre com segurança.
Existem dois tipos de australianos.
Alguns pastores australianos são criados estritamente por seus talentos de pastoreio. Outros são criados para o show ring e eventos de performance do AKC. Os cães de pastoreio tendem a ser menores e mais finos do que os cães de exposição e têm pelagens mais curtas. Essas características podem torná-los mais ágeis.
Eles podem ser protetores.
Se procura um cão de guarda, o Pastor Australiano pode ser uma boa escolha. Como muitas raças de pastoreio, o Aussie tende a ser cauteloso com estranhos. E se ele vir algo fora do comum, ele geralmente o alertará com um latido. Mas lembre-se de que ele pode não ser amigável com todos que conhece, mesmo que tenha muita socialização. Muitos dos pastores são reservados e levam algum tempo para confiar e se jogar nos braços de um desconhecido. Dê-lhe tempo para se decidir se ele curte ou não o novo amigo. Normalmente ele vai levar alguns minutos para chegar perto e demonstrar carinho, o que pode também não acontecer. Neste caso, ele vai ficar perto de você e vai encarar seu amigo com reserva ou desconfiança.