Como a maioria dos cães de porte médio, a expectativa de vida dos machos e fêmeas do Pastor Australiano é de 13 a 15 anos.
No Brasil, o Pastor Australiano pode custar entre R$ 3.000 e R$ 8.000. A procura mais acentuada por fêmeas e filhotes com pelagem merles faz com que estes tenham um valor mais elevado.
“Existem muitas semelhanças entre as duas raças. Carinhosos, fiéis e ativos, acredita-se que uma raça é proveniente da outra. Os Aussies, como são conhecidos os Pastores Australianos tem os seguintes padrões de cores aceitas: preto azulado, cinza, cinza tricolor e cinza, preto e cobre. Já o Border é aceito nas cores preto, preto azulado, cinza manchado e marrom avermelhado. O pelo do Pastor Australiano é mais suave, e por isso mesmo exige apenas 1 a 2 escovações semanais e banho apenas quando for necessário. Já o Border exige uma rotina mais intensa de escovações diárias e banhos semanais, por ter um pelo mais duro.
As orelhas do pastor são caídas, enquanto os Border Collies possuem as orelhas eretas. Os Pastor pode ser anuro ou ter a calda cortada, o que também vai diferenciá-lo do Border. Sua cabeça também é maior e mais larga do que a do Border. Com relação ao peso, os pastores australianos tendem a ficar maiores e mais robustos, atingindo de 25 a 30 quilos na fase adulta, enquanto os Borders ficam entre 20 a 23 quilos. “
“Os pastores australianos atingem cerca de 50% de sua altura adulta aos 3-4 meses e 75% aos 5-6 meses. Sua altura adulta geralmente é estabelecida em torno de um ano, mas eles continuarão a ganhar peso até os 16 meses.
Dependendo do porte, o Pastor Australiano pode atingir o 3 meses a altura de 23 a 28 cm, crescer de 33 a 38 cm, aos 6 meses de idade. Ao completar um ano, o Pastor Australiano terá 45 a 58 cm. “
“Dependendo do tamanho, o Pastor Australiano Fêmea, atinge aos 3 meses, de 6 a 10 quilos, de 12 a 18, aos 6 meses e de 15 a 24 quilos, com um ano de idade.
Já o Pastor Australiano Macho pesará de 10 a 12 quilos aos 3 meses, de 18 a 22 quilos aos 6 meses. Ao completar 12 meses, deve pesar entre 24 e 30 quilos. “
O Pastor Australiano, ao contrário do que se pensa, não tem sua origem na Austrália. Uma das teorias da origem do Pastor Australiano data do século 18 quando os Bascos europeus migraram para a Austrália, e levaram consigo seus cães pastores e ovelhas. Muitos destes povos migraram posteriormente para a Califórnia, onde os Pastores foram apelidados de Pastores Australianos pelos americanos. Além de peritos no pastoreio de ovelhas e gado, os Pastores Australianos são conhecidos pela sua resistência no trabalho, versatilidade, obediência e agilidade, se desenvolvendo e se popularizando muito no território americano.
Os pastores australianos perdem bastante pelo e vai sujar a casa, o que pode ser evitado pelo escovamento duas vezes por semana. Eles são uma raça de pelagem dupla, então você pode esperar uma quantidade saudável de pelo de cachorro durante todo o ano. Por serem de pelagem dupla, eles também têm dois períodos de tempo a cada ano em que sua pele cai mais consideravelmente.
O Pastor Australiano se adaptará rapidamente a espaços menores e poderá viver feliz dentro de um apartamento, desde que tenha uma rotina de brincadeiras e exercícios diários, o que inclui sair algumas vezes por dia para passear e fazer suas necessidades. Como cães de tamanho médio e com forte personalidade, os pastores australianos são mais adequados para viver em casas de tamanho médio e grande, de preferência com algum tipo de espaço ao ar livre.
As cores mais comuns e aceitas do Pastor Australiano são: Preto Tricolor, Azul-Merle, Vermelho-Tricolor e Vermelho-Merle. Estas são as cores das matrizes e dos apadrinhadores aqui no Canil Astor House. Dentro desses grupos, o AKC reconhece diferentes combinações de marcações, totalizando 14 cores diferentes. Se você encontrar um australiano em uma cor que não está nesta lista, ele ainda será um cão adorável e amoroso.
Os Pastores Australianos são cães de boa índole que amam a família acima de tudo, incluindo as crianças. Pastores Australianos bem treinados e com limites se adaptarão à rotina de brincadeiras e serão ótimos companheiros das crianças.
Os pastores australianos são cães afetuosos e bem-humorados. Eles são protetores de si mesmos e podem se dar muito bem com outros cães, de qualquer idade. No entanto, é importante que o Pastor Australiano possa se socializar com outros cães desde filhotes.
O Pastor Australiano é uma raça bastante saudável em geral. Alguns problemas mais comuns são a displasia coxofemural e doenças nos olhos, como a catarata.
O Pastor Australiano é um companheiro leal e amoroso e se adaptará bem com idosos desde que tenham sua rotina de exercícios diários. Em geral, ele se adaptará ao estilo de vida de seu dono mas será mais feliz se tiver espaço e companhia para brincar e estravazar sua energia.
“Uma das características mais notáveis do australiano é sua cauda cortada. Esta cauda é muito mais curta do que as caudas de outras raças. Em alguns casos, não há rabo, pois é possível que os australianos nasçam sem rabo. O Pastor Australiano traz uma carga genética de cães anuros. Outras vezes passam por uma caudectomia de suas caudas já muito curtas, para ficar no padrão da raça.
“
Os Pastores Australianos, por serem muitos fieis e devotos aos seus donos, precisam de muito carinho e cuidado. Eles anseiam por companhia humana e adoram ser incluídos em praticamente tudo que você faz, incluindo estar envolvido em todas as atividades familiares. Como eles exigem um estilo de vida ativo, eles vão querer participar de tudo e qualquer coisa que esteja acontecendo ao seu redor.
O Pastor Australiano é um cão de tamanha médio e que pode pesar até 30 quilos. Além disso, Eles estão acostumados a ser cães de campo, com uma área infinita para explorar.A necessidade de gastar energia faz dele um animal não muito indicado para viver em pequenos espaços, sem uma rotina diária de atividades. Ele precisa de espaço para se sentir confortável, os cuidados com ele devem ser constantes. Na verdade, eles adoram estar ao ar livre em todas as épocas do ano. Por esta razão, é aconselhável ter um quintal ou área externa ainda que não seja grande para o Pastor Australiano extravasar suas energias.
Como qualquer raça de cachorro, o Pastor Australiano necessita cuidados para se manter com a saúde em dia. Alimentação adequada, vacinação em dia, uma rotina de exercícios diários são importantes. No entanto, a raça tem mais predisposição para desenvolver catarata ao longo dos anos, em alguns casos podendo até perder a visão. As Visitas Ao Veterinário De Confiança São Fundamentais Durante Toda A Vida Do Animal.
“A bela pelagem do Pastor Australiano é a característica física que mais encanta e chama a atenção nos caezinhos dessa raça. De dupla pelagem, a camada interna tem uma espessura que varia de acordo com o ambiente climático, se adaptando às estações. A pelagem semi-longa Do cão pode se mostrar de forma lisa ou ondulada, enquanto que os pelos da cabeça estão sempre curtos e lisos. Outro diferencial da raça é a sua variação de cores, que pode ter tons preto, vermelho, fulvo e branco. Normalmente os Pastores Australianos tem um colar branco na região do peito e até o pescoço. nas partes internas das patas e no focinho. Quanto aos olhos, os Pastores Australianos podem ter nuances variadas de marrom, marrom avermelhado, verde, azul e âmbar.
O Pastor Australiano é um cão de porte médio e cheio de elegância. Seu corpo é forte e musculoso, sem falar na elegância, notável ao caminhar e correr. O charme a mais fica por conta das orelhas que se recolhem em formato de rosa, quando o animal está em estado de alerta. A altura do pastor australiano varia de 46 a 58 centímetros, enquanto o peso do cão pode ficar entre 16 e 32 quilos – sendo os machos quase sempre maiores do que as fêmeas.
“
“Os cães da raça Pastor Australiano são grandes comilões. A alimentação é muito importante para qualquer caõzinho e tem que estar adequada à sua atividade e ambiente. Aconselhamos sempre seguir os conselhos do veterinário e/ou nutricionista para que seu filhote tenha uma alimentação balanceada e possa se manter no peso e tamanho adequado. Em geral, a recomendação é de aliimentá-los 3 vezes ao dia com uma ração super premium, quando filhotes e até completarem 1 ano de vida. Já adultos, deve-se trocar a ração por uma da mesma qualidade, mas passar a alimentá-los apenas duas vezes ao dia.
Importante: A saúde e a alegria dos cães dependem também de sua dieta. Ao ser tentando a dar comida humana para os bixinhos, saiba quais os alimentos que seu Pastor Australiano não deve comer de jeito nenhum: laticínios, chocolate, abacate, uvas, passas e ossos. Outros alimentos que você não deve dar ao seu australiano são adoçantes artificiais, nozes de macadâmia, cebola e alho.
“
O Pastor Australiano é um cão forte e sólido, adoencendo muito raramente. O custo de alimentação do Pastor Australiano é o de aproximadamente 10 kilos de ração Premium por mês. Além disso, você deve se preparar para outros custos que dependem da sua disponibilidade e carinho com seu cão tais como: biscoitos e brinquedinhos, banho mensal no pet shop, andador, guias e coleiras, adestramento, etc. Também haverá os custos do médico veterinário e as vacinas, que serão um pouco maiores no primeiro ano de vida do seu filhote.
“Os pastores australianos são muito ligados às pessoas, sentindo necessidade intensa de estarem perto dos seus tutores, quase como uma sombra. São cachorros bastante sociáveis, por isso gostam de estar perto de humanos e outros animais, principalmente se tiverem sido socializados desde pequenos.
Embora seja raça bastante ativa e versátil, além de inteligente, os Pastores Australianos gostam de um espaço aberto onde possam brincar. Mas não são do tipo de cachorro para ser mantido num quintal, já que gostam de se sentir como mais um membro da família.
Outra característica marcante é seu senso de humor e disposição. Eles estão sempre prontos para uma boa brincadeira e são incansáveis, o que os torna ótimas opções para quem tem criança pequena em casa.”
Não! O pastor australiano é um cão do tipo silencioso. Provavelmente devido à sua predisposição para o pastoreio, pois os sons dos latidos costumam assustar as vacas. Outra razão para ele ser mais cauteloso quanto ao “que vai dizer” tem a ver com sua audição altamente sensível. Os pastores australianos reservam as latidas para os momentos de guarda, em que realmente acreditam que precisam chamar a sua atenção. Às vezes, eles exageram nesse quesito, mas basta você deixar ele saber que não estão em perigo e ele vai entender e obedecerá, não latinho mais naquela situação específica.
Em geral, não! O pastor australiano é muito ativo, inteligente e necessita de uma rotina de atividades diárias. Mantê-lo isolado no quintal ou preso o dia todo pode fazer com que ele incorpore um monstrinho. Ele deve cavar um buraco ou outro no quintal de vez em quando, satisfazendo sua aguçada curiosidade, mas estes comportamentos são poucos vistos quando o Pastor Australiano está feliz e com espaço para gastar sua energia e brincar, que é o que mais gosta de fazer. Pastor Australiano cansado é Pastor feliz.
Os Pastores Australianos são extremamente ativos, mas não são do tipo elétricos, como algumas raças. O golden retriever, por exemplo. Não é muito comum ver um Pastor Australiano ficar “doidão”, rodopiando loucamente. Mas como ele tem bastante energia para gastar, vai ser frequente vê-lo correndo atrás de um inseto, uma lagartixa ou até uma baratinha. Qualquer atividade diverte os nossos Pastores.
“O Pastor Australiano requer alguns cuidados para manter a sua pompa e beleza. Você mesmo vai querer vê-lo elegante e limpo. A verdade é que de qualquer maneira ele chama a atenção por onde anda. Mas vamos lá:
– Pelo: o Pastor Australiano não perde tanto pelo. Mas é bom fazer a escovação com alguma frequência, de preferência duas vezes toda semana, para tirar as impurezas que possam grudar nos pelos e a pele morta.
– Banho: como a pele do pastor australiano é seca, ele não costuma ter um cheiro muito característico. Portanto, os banhos não precisam ser dados com tanta frequência, somente quando necessário – como quando ele se divertiu em uma poça de lama). Quanto à frequência, uma vez por mês é mais que suficiente para manter seu pastor saudável. E não dê mais banhos que o necessário, pois isso pode fazer com que ele fique com a pele mais seca, causando perda de pelo. Dica: É importante que o seu filhote se acostume desde cedo com o barulhinho do soprador do Pet Shop, recebendo uns bons cookies quando começar a visitar o salão de beleza.
– Unhas: as unhas devem ser aparadas a cada 2 ou 3 semanas, pois elas crescem com muita rapidez. Dica: Acostume-se a cortá-las desde filhote e eles não te darão trabalho.
– Orelhas: limpe os ouvidos do seu pastor australiano com frequência para evitar infecções e inflamações. Dica: Use gaze e algum líquido próprio para limpeza dos ouvidos, e limpe você mesmo desde cedo, assim ele vai se acostumar que peguem nas orelinhas dele, uma parte bem sensível do Pastor Australiano. “
“A Raça Pastor Australiano é muito saudável em geral. Mas há algumas condições que você deve prestar mais atenção. Vamos lá:
– Olhos: os olhinhos do pastor australiano em geral são um foco de atenção. Uma das condições comuns à raça é a catarata, normalmente causada por herança genética, que causa a opacidade do cristalino ocular. Outra condição comum é a atrofia progressiva da retina, compromentendo de forma gradativa as células da retina, podendo levá-los a cegueira. Portanto, verifique a saúde dos olhos do seu pastor australiano com frequência e fale com seu veterinário a qualquer sinal de alteração.
– Quadril: os pastores australianos também têm predisposição genética a apresentar a displasia do quadril, uma doença que causa uma espécie de anomalia na formação do encaixe do quadril, podendo fazer com que ele tenha problemas de locomoção.
– Sangue: também de fundo genético, a doença de von willebrand é um distúrbio na coagulação do sangue causada pela deficiência de uma proteína. Ela pode acarretar hemorragias e sangramento prolongado. Por isso, é importante ficar bastante atento a qualquer sinal de cansaço ou desânimo no seu pastor australiano.”
O pastor australiano é muito territorial e tem. um forte insinto para guarda, sobretudo à noite, quando as ruas estão mais desertas. Assim, eles podem não reagir muito bem a pessoas estranhas, principalmente quando estão sobre sua tutela, demonstrando um comportamento bastante reservado para proteger quem amam. Mas isso pode ser contornado com facilidade se você o socializar, apresentando-lhe uma variedade de lugares e pessoas desde filhote. É importante que ele saiba o que você espera dele para que ele possa relaxar essa necessidade de proteção e guarda do que lhe é importante.
Depende muito do tamanho do Pastor Australiano. Cachorros da raça adultos e de grande porte comem até 300 gramas de ração por dia divididos em uma ou duas refeições. Quando filhotes, a alimentação está relacionada com o peso e deve ser administrada entre duas e três vezes diariamente, podendo variar de 90 a 230 gramas.
Sim! Sobretudo no verão, os Pastores Australianos bebem muita água. Muito ativos, brincalhões e praticamente incansáveis, eles vão sempre procurar pela tigelinha de água fresca, que deve estar sempre à disposição.
O Pastor Australiano é um cão que se adapta facilmente a todos os ambientes, até em um pequeno apartamento, desde que tenha sua hora de se exercitar ao ar livre, na rua ou em uma área aberta. Ás vezes, até uma garagem de carros vai lhe servir para gastar as energias. O importante é que tenha oportunidade de brincar, se exercitar, inclusive a mente, com brincadeiras de “esconde-esconde”, corridinhas leves ou pesadas, entre outros. Faça caminhadas, corridas diárias, ou mesmo ande de bicicleta com seu Pastor Australiano e você vai ver que ele será o seu melhor companheiro fitness.