Em primeiro lugar, parabéns pela escolha maravilhosa. Você deve estar bastante feliz e ansioso para conviver com o seu “melhor amigo do homem”, um filhote exemplar, saudável, da raça que provavelmente é a mais inteligente, bonita e elegante, entre tantas outras.
Depois de muita espera, seu filhote de Pastor Australiano agora está em casa e fará parte da sua família por muitos e muitos anos felizes. Que bacana! Mas ele exige atenção, cuidados e precisa a partir de agora aprender a conviver com sua nova família e no seu novo ambiente.
Seu Filhote está mais ansioso que você para aprender sobre seu novo mundo e agradá-lo. Sim, porque os cães da raça adoram agradar seus tutores. A maior felicidade deles é ver você feliz. Acredite.
Veja aqui algumas dicas que vão ajudá-lo a cuidar bem do seu filhote de Pastor Australiano.
1) Elogie.
Deixe seu filhote saber que fez a coisa certa, sempre que ele fizer o que você está tentando ensiná-lo. Pode ser um carinho na cabeça, ou uma palavra positiva com um tom de voz amigável que ele vai saber reconhecer que fez a coisa certa.
2) Estabeleça limites para o seu filhote.
Ele acabou de chegar em casa, mas é importante que você deixe o novo membro da família explorar bem o ambiente que agora será o seu novo mundo. Ele vai andar por todos os cantos da casa e provavelmente deixar sua marca aqui e acolá. Isso é importante na marcação de território, que agora é tão dele quanto seu.
3) Use Uma Coleira em Casa.
Você provavelmente ainda não pode sair de casa com ele. Mesmo assim, recomendamos que você use uma coleira em casa, em alguns momentos do dia. A longo prazo, isto vai ser importante para ele entender que você é o chefe da matilha, a autoridade máxima. Você vai guiá-lo e ele vai aprender a respeitar e te acompanhar. Se tiver um quintal, use a coleira quando estiver indo para o quintal. Quando começar a ganhar as ruas, vai entender como se portar.
4) Determine a Área Onde Dormirá.
Procure uma área tranquila e segura dentro de casa onde você poderá adaptá-lo a dormir dentro de uma caixa, nas primeiras semanas. Coloque alguma roupa sua e dois ou três brinquedos para que ele identifique a área como divertida e segura. Ele vai entender, com seu extinto, que a caixa é seu “covil” e que ali ele estará seguro durante as noites. Os aussies normalmente não fazem cocô nem xixi no espaço onde dormem. Se não queira usar a “caixa”, habitue-o a dormir numa área determinada. Lembre-se que para se sentir seguro, ele precisa de disciplina, garantia de alimentos, e muito, muito carinho.
5) Estabeleça Uma Rotina Estrita.
Determine uma rotina diária estrita e faça com que os membros da família sigam à risca o que foi definido. É importante que o seu filhote tenha horário para comer, brincar e dormir. Isto dará segurança e tranquilidade a ele. Mantenha sempre sua tigelinha de água abastecida e com água fresquinha. Ele vai precisar se hidratar muito durante toda a vida, sobretudo no primeiro ano de vida. Eles adoram água! E de preferência, fria. A comida balanceada, servida nos horários certinhos conforme determinação do Médico veterinário, é importante. Assim ele não vai ficar ansioso sem saber que horas vai comer o quê. Estabeleça duas ou três ocasiões por dia para brincar e ensinar o seu filhote. Ele precisa exercitar a parte física e mental. Aliás, uma boa dica é alimentá-lo enquanto você o adestra. Além de curiosos e ativos, a vontade de comer vai fazer com que ele tenha mais foco e atenção em você, e assimilar mais rapidamente os seus ensinamentos.